Sunday, November 05, 2006

Deus no céu... Bartolomeu na terra!


Meus caros leirienses e adeptos da União Desportiva de Leiria (os que ainda sobrevivem): um clube que não acredita nem investe na formação de atletas – sim, porque a formação existe por conta dos pais - não pode reclamar sócios e adeptos de ânimo leve! Os pais, mais do que aficionados ao clube, são aficionados aos seus filhos...!É inadmissível que o clube UDL tenha sido votado ao abandono pelo seu (...) presidente João Bartolomeu (que de santo só tem o nome) e que (...) apenas se concentre em euros e, consequentemente, somente na SAD da UDL.Deus no céu e João Bartolomeu na terra... Como assim? Vejamos: o dito cujo é presidente da SAD e do clube UDL, vai pagando algumas contitas do clube, mas, em troca, sempre que precisa de transaccionar um jogador da formação é sempre a custo zero. Logo, as coisas são de tal forma que, por muito que o clube forme jogadores, nunca recebe nada em troca por eles!!!! É óbvio que, desta forma, nunca o clube se pode auto-financiar. Não contente com isso, as condições oferecidas aos pequenos atletas são “rascas”... Os pais pagam os kits de equipamentos na totalidade: um equipamento de treino, um fato de treino, meias, dois equipamentos de jogo e um saco, que é igual a 60 euros (que este ano se colocou um travão, pois era um kit novo por ano mesmo que estivesse bom), mensalidade de 15 euros para pagarem aos treinadores, os pais pagam deslocações para os torneios, campeonatos e afins… E nem um local de treinos decente se dignam a oferecer.Mas volta e meia surge uma proeza. Compraram uma carrinha para os iniciados ou juvenis e depois andaram junto da formação a ver como poderiam tirar mais uns cobres... Era mais um kit novo... Mas, desta vez, os pais mostraram o cartão vermelho! Azar.(…) Querem adeptos? Cativem-nos com transparência e não com jogos de cintura dissimulados! Sim, jogos de cintura dissimulados. Não lembra nem ao diabo que este ano os atletas da formação do UDL, ao contrário dos anos anteriores (sócios não pagantes), tenham que ser sócios obrigatoriamente (...). Só mesmo este “Deus” permitiria tamanha ousadia. Claro que para a contabilidade e estatística, aumenta o número de sócios e volume de receitas. Mas querem enganar quem? Ao substituir o clube nas obrigações de financiamento para com a formação, como se pode facilmente constatar, as quotas estão mais que pagas. Os pais há muito que deixaram de acreditar no Pai Natal. Pena tenho que não haja forma de fazer frente a este senhor e sempre que haja eleições não apareça ninguém interessado... Mas compreendo, pois se alguém vencer no clube ele controla através da SAD; se perdesse na SAD fica na administração e no clube... Enfim, um beco sem saída.Fiquem atentos às palavras que ele vai proferindo pela comunicação social. Este “Deus” não dá ponto sem nó, ou seja, quando diz que vai fazer ou dar alguma coisa é porque vai usufruir em proveito próprio! Anda por aí um acordo, dizem…

Margarida Pereiramãe de um atleta em formação da União Desportiva de Leiria
edição. 3633, 03 de Novembro de 2006 do jornal Região de Leiria

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Em nome da verdade no Futebol !!!!

“MEA CULPA” …. EM NOME DA TRANSPARÊNCIA DO UDL!!!

Foi com estupefacção, que no dia 6 de Novembro de 2006, recebo um telefonema do Sr. Presidente do UDL, João Bartolomeu, que com toda a delicadeza e respeito, apresentou a sua indignação ao artigo escrito por mim e publicado pelo do Semanário Região de Leiria de 03-Nov-2006.
Sendo que eu nesse artigo, apresentava a minha indignação no que diz respeito à Formação do UDL, o Sr. João Bartolomeu, em nome da transparência fez questão que todas as “acusações” que eu lhe tinha imputado me fossem devidamente esclarecidas na Reunião da Administração do UDL, dia 07-Nov-2006 em que tive o prazer de estar presente a convite do Sr. Presidente.
É com algum constrangimento, mas em nome dessa transparência que tenho que assumir a injustiça cometida.
Como tal agradeço todos os esclarecimentos que me prestaram e como tal pretendo divulgar a realidade dos factos. Foram-me dadas a conhecer as dificuldades reais com que o clube se depara e o esforço diário para que ainda não tenha sido extinguida a Formação do UDL. Realidade essa que passa de facto pelo desinteresse dos Leirienses no que concerne ao Clube. E aqui falamos do Clube, da Formação, de carolice, de amor à camisola … “coisas” que encontramos com facilidade em clubes do norte e até em algumas freguesias vizinhas.
Tenho que admitir que a minha indignação tal como foi apresentada, em nada abona a mudança de mentalidades dos Leirienses, que necessitam urgentemente de gostar da sua cidade, do seu clube e de exercer o seu dever de cidadania amando o lhes pertence e o que se lhes oferece.
EU APENAS FIZ O INCORRECTO, O CORRIQUEIRO, DIFAMAR, E NÃO CRITICAR POSITIVAMENTE.
O que diagnostiquei nessa reunião, foi empenhamento dos membros responsáveis pela formação e alguma tristeza, por ser tão difícil chegar ao reconhecimento dos Leirienses, que tanto julgam sentados em tertúlias de café e de ânimo leve se atrevem a lançar pedras esquecendo que têm tanta ou mais culpa por conta da sua indiferença.
Pois não é fácil dirigir um clube com tanta escassez de receitas e tantos encargos. Esse “pormenor” passa sempre ao lado aos “comentadores de bancada” como eu, é aquilo que se chama “ falar de cor”, como tal acredito que seja essa a verdadeira razão pela qual ninguém se candidata, pois fazer omeletas sem ovos, só mesmo uma grande dedicação.
Por tudo o que foi dado a conhecer, apresento as minhas sinceras desculpas ao Clube UDL, e ao Sr. Presidente João Bartolomeu, sendo que como mãe de um atleta que frequenta a formação do UDL, tudo farei no âmbito construtivo, para que a Formação seja um motivo de orgulho para todos os atletas e familiares, e contribuindo activamente para que o clube cresça por forma a colmatar as necessidades actuais, acreditando no esforço da equipa que o lidera.

Margarida Pereira
Mãe de um atleta em formação na União Desportiva de Leiria

4:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

em que jornal é que esta carta foi publicada?é que vi os jornais todos e népias . Hum cheira-me a tentativa de branqueamento

2:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

oh margarida pereira chupa-me a pichota!!

8:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Anda por aqui gente que nem ler sabe ... e ainda gente que pede para lhe chupar algo que nem tem, ouviu falar !!!!

Estes comentários correspondem aos verdadeiros imberbes que existem no nosso país e falam por falar ... não conseguem fazer a diferença... TRISTES!!!!

4:12 AM  

Post a Comment

<< Home