Thursday, November 16, 2006

A Saga continua - Don Carleone e amigos

Ex-director da U. Leiria confirma que Artur Meneses financiou o clube
O ex-vice-presidente da União de Leiria, Pompeu Cainço, confirmou ontem em tribunal que o empresário Artur Meneses financiou o clube durante os anos que desempenhou funções de presidente da Assembleia Geral.O ex-número dois da direcção de João Bartolomeu referiu, na segunda sessão do julgamento que opõe o presidente unionista e o empresário Artur Meneses, que todos os directores que passaram pela U. Leiria 'injectaram' dinheiro para fazer face aos encargos, por supostamente serem superiores às receitas. "Conheço o senhor Artur Meneses e confirmou que apoiou financeiros ao clube", referiu Pompeu Cainço, em resposta às perguntas dos advogados de Artur Meneses, na segunda sessão do julgamento que decorreu no Tribunal Judicial de Leiria.No seu depoimento, Pompeu Cainço referiu que doou um autocarro ao clube, depois de ter abandonado a direcção da U. Leiria em finais de 1999, ano em que foi constituída a U. Leiria SAD. O ex-director referiu que o clube era detentor de um ginásio com equipamento necessário à preparação física dos atletas, de duas carrinhas, de um autocarro e do plantel profissional constituído por 23 jogadores, que deixou de pertencer ao clube, a partir do dia que foi constituída a SAD.
Alegações finais em Dezembro
Outra das testemunhas ouvidas pelo tribunal foi Isabel Rascão, funcionária administrativa do clube desde 1983, e um das pessoas que mais lidou com os directores e ex-directores do clube, presidido por João Bartolomeu.A funcionária descreveu que em 1999 o clube tinha algum património (mobiliário, computadores, carrinhas e o plantel profissional), e confirmou que existia uma conta, onde o empresário fez "vários depósitos" a favor do clube. "O senhor Artur Meneses deslocava-se quase todos os dias ao clube e fazia depósitos com alguma regularidade", esclareceu Isabel Rascão. Referiu ainda que outras receitas do clube eram provenientes de publicidade das empresas, das transmissões televisivas, das quotas dos associados e de outros donativos, e que as despesas com o plantel subiram de 50 mil euros/mês, em 1999, para os cerca de 200 mil euros na presente temporada.Depois do depoimento de Sofia Rascão, outra das funcionárias do clube, os advogados das duas partes prescindiram do testemunho de outras pessoas arroladas no processo.A próxima sessão está marcada para as 10h00 do dia 11 de Dezembro, onde deverão serão feitas as alegações finais.
Dívida de um milhão de euros
A acção judicial foi interposta por Artur Meneses, ex-presidente da Assembleia Geral (AG) da União de Leiria, que solicita a dissolução da SAD do clube. O antigo dirigente do clube reclama uma dívida que ascende a um milhão de euros que, alegadamente, terá emprestado ao clube até 1999, enquanto acumulou as funções de líder da AG e director financeiro do clube. A União de Leiria apresenta contas muito diferentes e recorreu aos tribunais para reclamar uma verba de 250 mil euros, num outro processo que será julgado em Janeiro de 2007.O empresário Artur Meneses pretende que o clube recupere os activos que passaram para a SAD, como forma de garantia de que a dívida que reclama será paga. Caso este pedido não aconteça, o antigo dirigente quer anular a constituição da SAD.

24 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A investigação do Ministério Público no processo sobre construção indevida que envolve o presidente da Académica tem mais de 20 arguidos, mas poucos serão os acusados, noticia hoje o Diário de Coimbra.

José Eduardo Simões é suspeito de, na qualidade de Director do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra, cargo que desempenhou até Dezembro de 2005, ter autorizado a construção de mais um piso na "Urbanização Jardins do Mondego", em Coimbra, do construtor Emídio Mendes, também ele arguido. Os andares desse último piso já foram demolidos.

Segundo o matutino regional, a quase todos os arguidos, grande parte relacionados com negócios na área da construção civil, tem sido proposta a suspensão provisória do processo e, caso cumpram as condições acordadas com o Ministério Público, não serão objecto de acusação nem se sentarão no banco dos réus.

Alguns destes já terão anuído a essa condição, mediante um pagamento de 5 mil euros, a entregar a uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), outros, no entanto, ainda estarão a analisar a proposta do Ministério Público.

Segundo o jornal, os que aceitarem poderão ter a dupla condição de arguido e testemunha, apesar de serem chamados para testemunhar sobre o caso, sob juramento.

Em relação a José Eduardo Simões, presidente da Académica, o DC acrescenta que não foi feita qualquer proposta deste género, pelo que deverá responder como arguido, depois de uma queixa anónima à Polícia Judiciária sobre alegadas relações "perigosas" entre José Eduardo Simões e o sector da construção civil.

Por último, a Polícia Judiciária terá também encontrado outros casos de entrega de donativos à Académica de Coimbra, supostamente resultantes de contrapartidas relacionadas com a dupla função do presidente do clube dos "estudantes".

O caso mais mediático foi a apreensão de uma quantia elevada de dinheiro em envelopes encontrada no carro do presidente academista, que rondava para cima dos 200 mil euros, alegadamente para pagamento aos jogadores.

A acusação deverá ser conhecida até ao final do ano, aguardando o Ministério Público pelas respostas a quem foi proposta a suspensão do mandato.

3:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

O que é NACIONAL é bom

4:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vítor Leonardo demitiu-se de membro do Conselho Fiscal da Académica, alegando divergências com o processo de apresentação de contas de 2005/2006, revelou à Agência Lusa fonte do clube dos "estudantes".

O agora ex-membro do Conselho Fiscal alegou que a sua saída ter-se-á devido a razões pessoais, mas a mesma poderá dever-se ao processo de apresentação de contas de 2005/2006, já que as mesmas deveriam ter sido apresentadas em Julho.

Neste momento, o presidente do Conselho Fiscal é Gonçalo Capitão, coadjuvado por mais três elementos.

A dois dias da Assembleia-Geral do clube para análise e aprovação de contas de 2005/2006 e para apresentação do orçamento para a temporada 2006/2007, são já dois os elementos que se demitiram na vigência da actual direcção: o presidente Alberto Santos e Vítor Leonardo.

Apesar dos atrasos, a AG vai mesmo acontecer quinta-feira, às 20 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, e os sócios vão confrontar-se com um passivo de 12,1 milhões de euros, mais de um milhão de euros em relação ao ano passado.

O relatório do Revisor Oficial de Contas (ROC) não foi divulgado publicamente, o que deverá apenas ocorrer na própria AG, tal como no ano passado.

Segundo a Agência Lusa apurou, através de uma fonte do clube, o documento é demolidor em relação às contas de 2005/2006, pondo em causa a viabilidade financeira da instituição.

Já no ano passado, o ROC afirmara que a Académica estaria em pré-falência, desta feita com 11 milhões de euros de passivo.

2:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

O aumento do passivo da Académica pode levar à sua extinção. A conclusão está no relatório do Revisor Oficial de Contas (ROC) da Briosa, que acusa ainda a gestão do clube de fuga ao Fisco e à Segurança Social.

«Os prejuízos acumulados até Junho de 2005 conduziram a um capital próprio negativo que pela sua dimensão pode colocar em causa a continuidade da Académica», diz o revisor, num relatório citado pela Lusa.

No documento, segundo a agência noticiosa, são criticadas várias decisões, como a transferência de Marcel a título definitivo para o Benfica. «A sua contabilização não coincide com os valores contratuais tomados separadamente», constata-se.

É também posta em causa a indemnização a atletas que tinham contrato e cujas rescisões não trouxeram qualquer contrapartida financeira para o clube, bem como o contrato com a TBZ, empresa que gere o Estádio Cidade de Coimbra por acordo com a Académica, bem como valores pagos a atletas e técnicos sem pagamento de IRS e, nalguns casos, de Segurança Social.

«O contrato de cessão de exploração do estádio, assinado com a TBZ em 31 de Julho de 2005, inclui cláusulas que parecem não terem sido devidamente executadas e outras que remetem para cláusulas inexistentes», escreve o ROC, que fala ainda em «procedimentos pouco rigorosos» em uso no futebol da Académica, que impedem a identificação de todas as transacções ocorridas.

O valor apresentado como passivo na época 2005/2006 é de 12,1 milhões de euros e o relatório não foi apresentado aos sócios antes da Assembleia Geral de hoje, conforme determina a lei.

5:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

IN "O JOGO" 01.12.2006
"A SAGA CONTINUA"
10h16Futebol/Académica: Revisor Oficial de Contas é arrasador em relação à gestão da Académica Fugas ao Fisco e à Segurança Social, gestão danosa, contratos que não coincidem com as verbas expressas nas contas, contratos nitidamente prejudiciais aos interesses da Académica e enfim um aumento do passivo que pode levar à extinção da “Briosa”, tudo isto consta pormenorizadamente do relatório do Revisor Oficial de Contas que hoje à noite será apresentado à Assembleia Geral e que a Agência Lusa tranascreve. Em foco estão a transferência de Marcel a título definitivo para o Benfica e a indemnização a atletas que tinham contrato e cujas rescisões não trouxeram qualquer contrapartida financeira para o clube. Além destes, é também criticado o contrato com a TBZ, empresa que gere o Estádio Cidade de Coimbra por acordo com a Académica, bem como valores pagos a atletas e técnicos sem tributação de IRS e, nalguns casos, Segurança Social. Em relação à transferência de Marcel, "a sua contabilização não coincide com os valores contratuais tomados separadamente", enquanto "o contrato de cessão de exploração do estádio, assinado com a TBZ em 31 de Julho de 2005, inclui cláusulas que parecem não terem sido devidamente executas e outras que remetem para cláusulas inexistentes". O ROC fala "em procedimentos pouco rigorosos" em uso no futebol da Académica que impedem a identificação de todas as transacções ocorridas e critica "os actos de gestão que fogem à objectividade dos números apresentados". O valor apresentado como passivo na época 2005/2006 é de 12,1 milhões de euros e o relatório não foi apresentado aos sócios antes da Assembleia Geral de hoje, conforme determina a lei.

1:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

O Leiria consegue a façanha de levar 800 adeptos ao seu estádio no jogo com o Maritimo e 1000 nos restantes jogos. Isto sim é preocupante, porque falcatruas no futebol, meus caros amigos, há em todos os clubes, infelizmente.
E que eu saiba a presunçaõ da inocência diz-nos que todo o individuo é inovcente até prova em contrário, por isso, shut the fuck up, bitches!

5:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porque estais picado?
Diz isso mas é aos senhores jornalistas..não estamos a acusar nada nem a inventar...

Beijinho pa ti lindo =)

2:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

O Marrazes leva mais pessoas ao estádio que voces miseráveis. Hoje o Marrazes comemora 80 anos e voces quanto t
êm?? Nóa nao nascemos ontem....

6:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Esses merdas tem uma historia muito pequena mas armam-se em grandes só porque têm o dinheiro que outros clubes da região não conseguem ter mas que mereciam.

8:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

Académica: Presidente acusado de corrupção e tráfico de influências O presidente da Académica, José Eduardo Simões, foi formalmente acusado dos crimes de corrupção e tráfico de influências, revelou à agência “Lusa” fonte próxima do processo, instaurado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra. Em causa estão alegadas ligações entre o futebol e interesses imobiliários que levaram ao embargo da urbanização "Jardins do Mondego", obra licenciada quando José Eduardo Simões era director do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Apesar de as investigações terem começado em Abril de 2005, foi apenas em Fevereiro deste ano que ocorreram buscas em casa do presidente da Académica, bem como na sede do clube e no gabinete onde exerceu funções na autarquia, tendo sido encontrados no seu automóvel a cerca de 200 mil euros. A denúncia foi feita à Polícia Judiciária através de uma carta anónima, que apontava para alegadas ilegalidades cometidas por José Eduardo Simões e o empresário imobiliário Emídio Mendes, proprietário da urbanização "Jardins do Mondego", cujo último piso foi demolido, por ter sido construído ilegalmente.

2:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Erraba Lierienses said...

O Marrazes leva mais pessoas ao estádio que voces miseráveis. Hoje o Marrazes comemora 80 anos e voces quanto t
êm?? Nóa nao nascemos ontem....

Estás em que liga oh boi??? ah desculpa ve lá se este ano não e para voltar aos lugares de baixo da vossa divisão mas desculpa novamente afinal já não existe mais nenhuma liga abaixo da vossa... :D:D:D:D:D:D

A inveja é tanta!!!!!!! :D

Marrazes = clube dos pretos do bairro ahahahahah

7:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tanta inveja .. Vale mais meio Marrazes que toda a merda desse clube de Leiria

12:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Académica: presidente será acusado de corrupção

[ 2006/12/12 | 09:17 ] Redacção MaisFutebol

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, foi formalmente acusado dos crimes de corrupção e tráfico de influências, de acordo com a agência Lusa, que cita fonte próxima do processo, instaurado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra. O Diário de Coimbra escreve que o dirigente é acusado de dez crimes de corrupção, alguns deles de corrupção passiva para acto ilícito e outros para acto lícito.

Em causa estão alegadas ligações entre o futebol e interesses imobiliários que levaram ao embargo da urbanização «Jardins do Mondego», obra licenciada quando José Eduardo Simões era director do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

A investigação começou em Abril de 2005 e em Fevereiro deste ano foram realizadas buscas em casa do presidente da Académica, bem como na sede do clube e no gabinete onde exerceu funções na autarquia.

Um abraço á estimada malta do Marrazes, eles fazem parte de Leiria, portanto também vos apoio!

Um Unionista

2:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ninguem vos liga na Académica , falem com os vossos vizinhos dai os Pousos , rANHA , pilado , clubes da vossa dimensao....

3:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

é so rir....

o vosso clube xama-se oaf....

o vosso presidente xama-se zé falcatruas

vcs xamam-se atrasados mentais!

comparar a UDL com o Marrazes!? vcs jah alçguma vez foram ver um jogo do marrazes? ent não falem do que não sabem!

12:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Realmente os gajos da Academica nao nos ligam nada! Este blog ate e feito por gajos deixa ca ver..do Beira, da Naval, do Braga...e nao e? Atrasado.
Ah e sabes porque e que agora nao tem comentado? Porque eles ao contrario de ti, têm vergonha na cara e no que se passa no teu clube e preferem ser coerentes, ao contrario de ti, que vens aqui falar dos problemas da UDL (ou supostos problemas que inventam), quando o teu clube passa uma vergonha. Achas que os Unionistas nao teriam onde pegar para fazer um blog anti-academica? Pensa la porque e que nao o fazem...sabemos estar no futebol, e estamos ca pela UDL, nao pelo anti-(qlqr coisa).

A ti para ti lindo. Um grande beijinho. Saudades tuas!

1:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Marrazes ao menos tem um campo deles, voces merdosos, jogam no da Camara e a Camara ainda vos da dinheiro ou entao andam a jogar na Ranha ou no Pilado e a pagar alugueres. Nao sao so os academistas que vos detestam, eu nao sou academista e nao posso com voces que chulam a nossa camara. Vale muito mais o Marrazes que voces miseraveis...

4:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Onde é que joga a formação da Académica, é nos campos de quem???
Já foram ao Campo da Pedrulha??? Que vergonha! Apercebam-se da vossa triste realidade enquanto é tempo.
O futuro é da cor da vossa camisola. Negro!!!

4:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leiria é um caso curioso. Nao sao nada e pensam que sao tudo. Era bom que este blog durasse muitos anos, para um dia destes quando aparecer uma Carolina Salgado da zona a dizer os vossos esquemas, saber o que dizem. Anti - Leiria Semprer !!!!

7:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Presidente da Académica acusado de oito crimes de corrupção passiva


O presidente da Académica, José Eduardo Simões, é acusado pelo Ministério Público de oito crimes de corrupção passiva, revela a «Agência Lusa». Estes crimes são puníveis com uma pena que pode ir de um a oito anos de prisão.

Segundo fonte ligada ao processo, estão em causa quatro crimes de corrupção passiva para acto ilícito, cujas penas previstas vão de um a oito anos de prisão, e quatro de corrupção passiva para acto lícito, com penas até dois anos de prisão ou multa.

Existe a suspeita de que José Eduardo Simões tenha favorecido promotores imobiliários a troco de donativos para a Académica. O responsável é presidente da Académica desde o início de 2005 e vice-presidente no biénio 2003/2004.

Foram ainda apreendidos 103.600 euros que se encontravam em envelopes num automóvel de José Eduardo Simões. O Ministério Público entende que esse montante deve ser entregue ao Estado a título definitivo.

As acusações foram conhecidas a 12 de Dezembro e, na altura, a direcção da Académica manifestou solidariedade e confiança em José Eduardo Simões, eleito em Dezembro de 2004, por um mandato de três anos.

in maisfutebol

1:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

mas que atrasados... Se se preocupasem mas era com o que se está a passar no clube... Ahahahah

"O facto a de a massa associativa assistir, impávida e serena, ao processo, é sintoma do grau de degradação a que chegou a académica..."

In jornal A Bola

P.S. 1- LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

P.S. 2 - Será que ainda vamos chegar a jogar contra a merdosa esta época????

6:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tristes do caraças . O dia que a Damasceno sair do poleiro vai saber-se muita coisa. Ou quem achas que a segua lá? A oligarquia da tua terrinha, claro, porque o povo esta se bem fodendo para ela e para o vosso clube sem carisma

1:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

antes da Isabel Damasceno ter sido eleita para Presidente da Camara, jah o lra estava na 1ª!

a Isabel Damascena, foi eleita pelo povo, democráticamente, ou seja....são vcs que se queixam....k tão em coimbra, nós aki em Leiria continuamos na nossa....

Façam kk coisa pelo vosso clube....jah k quem manda aí nada faz!

gostava de jogar com a oaf mais umas vezes...

4:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

systems advise darcys avoidable werent bhaskar makarpura prohibit imbalances calc rolls
lolikneri havaqatsu

10:27 AM  

Post a Comment

<< Home